Ano Lectivo: 2005/2006
2º Semestre
Disciplina: CONTROLO AUTOMÁTICO II
Cursos em que é ministrada: ENG. ELECTRÓNICA INDUSTRIAL E COMPUTADORES 5906N4
Docente : ESTELA BICHO ELHAGEN
AULAS: T e TP
Os
exames de recurso podem ser vistos na próxima 4ºfeira,
26/07/06, entre 13h30-14h30.
·O
Controlo e a Arte: Traçado do Lugar das Raízes
-à ficheiro com as Funções de
Transferência e Grupos
Conteúdo da página da disciplina:
OBJECTIVOS DA APRENDIZAGEM
(incluíndo conteúdo programático)
CONHECIMENTOS PRÉ-REQUISITO E ENQUADRAMENTO NO CURSO
ELEMENTOS DE ESTUDO e BIBLIOGRAFIA (podem ser encontrados os elementos de estudo das aulas
teóricas e teórico-práticas)
NÚMERO E NATUREZA DAS
PROVAS DE AVALIAÇÃO
MÉTODO DE OBTENÇÃO DA
CLASSIFICAÇÃO FINAL
No final desta disciplina, os aluno/as devem ter
construído e compreendido os conceitos a seguir enumerados. Bem como serem
capazes de resolver problemas de índole teórico-prática sobre os mesmos e
realizar a sua aplicação a casos concretos.
A. Noções básicas e engenharia de
controlo:
Conceitos:
1. Problema de controlo; estratégias de
solução do problema de controlo; princípio da antecipação; princípio da
realimentação, realimentação negativa e positiva, ciclo aberto e ciclo fechado; classificação
dos problemas de controlo em regulação e servocomando.
2. Exemplos históricos de sistemas de
controlo; o papel da Electrónica na evolução dos sistemas de controlo;
variáveis e dispositivos de um sistema de controlo. Forma moderna de um sistema
de controlo
3. Princípios, formulação matemática,
implementação, vantagens e limitações das leis de controlo básicas (‘On-Off’e proporcional).
Aplicação:
4. Identificar e compreender a estrutura e
funcionamento de exemplos de sistemas de controlo, em termos dos conceitos acima
e representá-la por diagramas de blocos.
5. Aplicar as leis de controlo ‘On-Off’ e
proporcional em sistemas de controlo simples, envolvendo sistemas a controlar
de primeira e segunda ordem.
B.
Modelização, representação e dinâmica de sistemas
Modelos e dinâmica de
ordem n.
1. Sistemas com vários pólos e zeros.
2. Resposta impulsional. Expansão em fracções
parciais. Noção de modos.
3. Resposta total a entradas lineares. Modos
próprios e modos da entrada. Regimes transitório e permanente.
4. Aproximação dos pólos dominantes
5. Estabilidade. Classificação dos sistemas lineares quanto à
estabilidade. Critério fundamental de estabilidade para sistemas lineares.
Método de Routh-Hurwitz..
Aplicação:
6.
Modelizar sistemas
dinâmicos de ordem superior 2. Obter as suas funções de transferência e
identificar pólos e zeros. Representar um sistema por blocos para programas de
simulação.
7.
Identificar
modos em respostas de sistemas. Caracterizar qualitativamente o comportamento
de sistemas, dados os seus pólos e zeros, em termos de estabilidade, oscilação
e duração do regime transitório.
C.
Análise de sistemas realimentados em
regime linear
Erro em regime permanente.
8.
- Redução do diagrama de blocos de um
sistema realimentado a uma forma própria para análise. Teorema do limite final.
Tipos e ganhos de sistema. Expressão geral do erro de um sistema realimentado
para sistemas com entrada de referência e uma perturbação;
9.
- Casos particulares de combinações de
tipos.
Aplicação:
10.
- Calcular erros
em regime permanente. Calcular ganhos para que um erro mínimo seja obtido.
Relacionar a existência de integradores puros com valores de erro em regime
permanente.
Estabilidade e resposta dinâmica.
11.
Análise
pelo método do lugar de raízes. Redução do diagrama de blocos de um sistema
realimentado a uma forma própria para análise. Ideia do método. Condições do
módulo e do argumento. Regras de construção do lugar. Análise de casos
concretos.
Aplicação:
12.
Estabelecer
o lugar de raízes a partir de uma função de transferência. Caracterizar as
relações entre comportamento do sistema e parâmetros do sistema, a partir do
lugar de raízes;
D. Leis de controlo e projecto de sistemas de
controlo
Lei de controlo proporcional
13.
Exemplos
de aplicação a sistemas de segunda ordem e superior. Possíveis limitações: erro
em regime permanente, saturação dos actuadores, instabilidade.
Aplicação:
14.
Utilização
de controlo proporcional em sistemas de segunda ordem e superior. Estabelecer o
valor de ganho para obtenção de características do sistema de controlo como
estabilidade, tempo de pico ou sobreelongação percentual.
Lei de controlo proporcional-integral
15.
Expressão
no domínio dos tempos, função de transferência, diagrama zero-polar. Implementação
electrónica. Respostas de diferentes tipos de sistemas com controlo
proporcional-integral. Vantagens e limitações.
Aplicação:
16.
Utilização
de controlo proporcional-integral. Exemplos de análise e de parametrização.
Acção derivativa
17.
Expressão
no domínio dos tempos, função de transferência, diagrama zero-polar.
Implementação electrónica. Diferentes formas de usar a acção derivativa:
controlo proporcional-derivativo, proporcional-integral-derivativo (PID) e
realimentação derivativa.
Aplicação:
18.
Exemplos
de utilização, análise e parametrização da acção derivativa e controladores
PID.
Projecto de controlo
19.
Questões
do projecto de controlo. Problema de regulação e servocomando. Estabilidade.
Erro em regime permanente. Comportamento dinâmico.
2.
CONHECIMENTOS PRÉ-REQUISITO
E ENQUADRAMENTO NO CU
Para o sucesso nesta
disciplina é necessário que os alunos possuam conhecimentos de:
Análise e
Complementos de Análise Matemática: integração de funções, equações
diferenciais e transformada de Laplace. Física: sistemas mecânicos, hidráulicos e
térmicos. Electricidade e Electrónica: análise de circuitos eléctricos,
montagens com amplificadores operacionais.
O conjunto de conhecimentos
desta disciplina é pré-requisito para as disciplinas de Controlo de Processos
(4º ano, tronco comum) e Controlo Digital (4º ano, perfil de Automação e
Robótica). Horizontalmente, a disciplina
tem pontos de contacto com as outras disciplinas do 3º ano, 2º semestre, de
formação específica em Electrónica Industrial (Instrumentação e Medidas,
Electrónica de Potência).
3.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
Os conteúdos programáticos correspondem aos
objectivos de aprendizagem enunciados.
4. ELEMENTOS DE ESTUDO e BIBLIOGRAFIA
Elementos de estudo, originais do material utilizado para suporte das aulas:
Disponíveis para transferência:
Aulas teóricas:
· Formulários:
2.Tabela muito completa de
transformadas de Laplace
· Noções básicas e
engenharia de controlo (07/03/06)
· Leis de controlo
básicas: introdução ao controlo proporcional e sua aplicação a sistemas de 1ª e
2ª ordem. (07/03/06)
· Análise
da Resposta Temporal de Sistemas Dinâmicos de 3ª ordem (só com polos) (21/03/06)
· Análise
da Resposta Temporal de Sistemas Dinâmicos de 3ª ordem (vários polos e zeros)
(21/03/06)
· Estabilidade
de Sistemas Dinâmicos Lineares (05/03/06)
· Erro em regime permanente de sistemas
de controlo (09/05/06)
· Método do
Lugar da raizes (09/05/06)
· Leis de controlo
básicas: controlo proporcional, integrativo e derivativo. PID e seus variantes.
(09/05/06)
Aulas teórico-práticas:
· Aula TP –Sistema
dinâmico com 3 polos: controlo de um robô industrial elevador de carga
(03/03/05)
· Aula TP
–Sistema dinâmico com 3 polos: validade
da aproximação a um sistema de 2ª ordem, polos dominantes(21/03/06)
TPC!
· Aula
TP –Controlo da inclinação de “mergulho” de um veículo submergível:
redução de vários subsistemas a um único sistema , Controlo proporcional,
estabilidade, critério de estabilidade de Routh Hurwitz, Erro em regime
permanente. (10/05/06)
· Aula
TP –Controlo de uma antena parabólica: Erro em Regime permanente (“tracking”
a um avião) (10/05/06)
· Aula TP –Lugar das raízes 1(10/05/06)
· Aula
TP –Lugar das raízes 2(10/05/06)
· Aula TP –Lugar das
raízes 3(26/05/06)
Bibliografia:
A equipa docente não conhece
qualquer monografia ou livro que possa ser indicado como um texto de apoio
integral para a disciplina. Recomenda-se a seguinte bibliografia:
· Katsuhiko Ogata, “Modern Control Engineering”, Prentice-Hall, 1997.
· Katsuhiko Ogata – “Engenharia de Controle Moderno”,
2ª ed. - Prentice Hall do Brasil - Rio de Janeiro, 1990.
·
· Richard C. Dorf, Roberth H. Bishop, “Modern Control Systems”, Addison-Wesley, 1998.
· Norman Nise, “Control Systems Engineering”, 2000.
· Morris Driels ,“Linear Control Systems Engineering”, Mc-Graw-Hill, 1996.
· Joseph J Distefano, Allen R. Stubberud, Ivan J. Williams “Sistemas de Retroação e Controle”, Mc-Graw-Hill, 1972.
Para
planificação do estudo aconselha-se a consulta dos sumários das aulas teóricas
e teórico-práticas: sumários
6. NÚMERO E NATUREZA DAS PROVAS DE AVALIAÇÃO
Ao longo do semestre serão
realizados vários testes de auto-avaliação.
Exame final.
IMPORTANTE:
O Exame final terá duas
partes. A 1ª parte consistirá na avaliação de conhecimentos considerádos muito
básicos. Se o alunos não tiver aprovação na 1ª parte ficará reprovado.
7. MÉTODO DE OBTENÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL
A classificação final será
determinada pela classificação do exame final e pelo envolvimento na
disciplina.
Para aprovação requer-se, no
exame, nota mínima de 9,5 (em 20 valores).
O envolvimento na disciplina
será estimado em 3 níveis: “Elevado”, “Médio” e “Irrelevante”. Para a estimação do valor deste índice
entrar-se-á em linha de conta com:
-
a participação e assiduidade;
-
a apresentação de dúvidas
fundamentadas.
No final da disciplina e, de
acordo com o desenrolar da mesma e o desempenho dos alunos, os valores dos
índices serão convertidos em bonificação da nota de exame, desde que esta
seja positiva.
Estela Bicho: 4a feira, 16:00
às 18:00 , gabinete B2.09.
10. OUTROS
ASPECTOS RELEVANTES
As aulas iniciam-se 15 minutos
depois da hora.
Última alteração:01-03-2004
Número de acessos: