Lista de Projectos

2004-2005

 

APRESENTAÇÃO DOS PROJECTOS:

4ª feira (29 Set), 14h, Lab.1

 

Nota: Os grupos são de dois alunos. Excepções estão assinaladas na descrição dos respectivos projectos.

Em caso de haver vários grupos interessados no mesmo trabalho cabe ao docente responsável fazer a selecção

 

 

  1. Front-end  RF CMOS para comunicações sem fios a 433 MHz

Resumo: Pretende-se testar o microchip com transceiver a 433 MHz fabricado em tecnologia CMOS 0.7 um. Na primeira fase vão estudar o esquemático e layout físico (relatórios já realizados) e depois vão determinar as características do receptor e transmissor.

Orientadores: Paulo Mendes, Higino Correia

 

 

  1. Caracterização de estruturas usando o Network analyser.

Resumo: Introdução ao Network analyser suas potencialidades, desenvolvimento de um programa de teste para caracterização de estruturas como dispositivos RF e micro-antenas.

Orientadores: Paulo Mendes, Higino Correia

 

 

  1. Teste e caracterização de fotodíodos realizados em tecnologia CMOS

Resumo: Pretende-se testar o microchip com fotodíodos de várias dimensões fabricado em tecnologia CMOS 0.7 um. Na primeira fase vão estudar o layout físico e depois vão determinar as características como a resposta espectral e corrente de fuga. Alguns testes têm que ser efectuados no espectrofotómetro no Campus de Gualtar.

Orientadores: Graça Minas, Higino Correia

 

 

  1. Controlo semiautónomo de um robot flutuante (tem link)

Resumo: Este projecto tem como objectivo a implementação de uma arquitectura de controlo para a navegação semi-autónoma de um dirigível. Esta arquitectura controla a direcção de navegação, a altitude e a velocidade linear do dirigível. A arquitectura de controlo está completamente validada em simulação. O dirigível possuí uma pequena camera a bordo. A informação pertinente obtida pela camera é usada para controlar o movimento do dirigível (as rotinas de processamento de imagem estão desenvolvidas). Este deve navegar/flutuar de forma a dirigir-se para um dado destino e simultaneamente deve evitar colisões com obstáculos que possa encontrar no caminho.

Orientadores: Estela Bicho, André Moreira

 

 

5.      Transporte de um objecto de grandes dimensões por uma equipa de três agentes autónomos  (tem link)

Resumo: O trabalho proposto tem como objectivo último a implementação e validação de uma arquitectura de controlo, baseada em sistemas dinâmicos não lineares, para  uma equipa de três agentes móveis autónomos que cooperativamente devem transportar um objecto de garndes dimensões desde uma posição inicial até uma posição de destino.

O trabalho envolve o projecto e construção do suporte para o objecto e estudo das arquitecturas de controlo desenvolvidas para o controlo dos robots.

Orientadores: Estela Bicho, Luis Louro, Sergio Monteiro, Rui Soares.

 

 

  1. Sistema de classificação automática de fio têxtil

Resumo: A classificação de qualidade do fio têxtil é elabora presentemente através da consulta de tabelas estatísticas fornecidas pela marca Uster. Com este estágio pretende-se desenvolver um programa para classificar automaticamente a qualidade de um ensaio de fio têxtil mediante certos parâmetros introduzidos pelo utilizador.

Etapas do trabalho:

Determinação das rectas de classificação de fio têxtil para os principais tipos de fio (análise de massa)

Desenvolvimento em Labview do software de classificação automática

Orientadores: Filomena Soares/Vítor Carvalho

 

 

  1. Controlo de velocidade de um motor DC para tracção de fio têxtil

Resumo: O sistema de tracção utilizado no projecto onde este estágio se insere é efectuado através de um motor DC. No entanto, sem a implementação de um algoritmo de controlo, ou seja em malha aberta. Com este estágio pretende-se implementar um algoritmo de controlo de velocidade de tracção recorrendo a um microcontrolador.

Etapas do trabalho:

Familiarização com o hardware já desenvolvido

Estudo do microcontrolador que implementará o algoritmo de controlo

Desenvolvimento do programa de controlo para 4 velocidades seleccionáveis por entradas digitais do microcontrolador

Testes de funcionamento

      Orientadores: Filomena Soares/ Gabriel Pinto/ Vítor Carvalho

 

 

  1. Sistema diferencial de medida de 1mm de massa de fio têxtil

Resumo: A medida de medição de massa numa gama de comprimento de 1mm é da maior importância para a correcta determinação de todas as imperfeições características do fio têxtil, nomeadamente os borbotos que ocorrem num comprimento compreendido entre 1 e 4mm. Assim, com este estágio pretende-se desenvolver dois sensores capacitivos utilizando o integrado MS3110 da Microsensors. Um dos sensores deverá permitir medidas de massa de 9mm e o outro de 8mm. Assim utilizando-se uma configuração diferencial 9mm-8mm será possível obter medidas de massa de 1mm.

Etapas do trabalho:

Estudo do funcionamento dos sensores capacitivos na medição de massa do fio têxtil

Estudo do IC MS3110 da microsensors

Construção dos sensores de 9mm e 8mm

Desenvolvimento do software de medição de massa em 1mm, em Labview

Teste de funcionamento

Orientadores: Filomena Soares/ Gabriel Pinto/ Vítor Carvalho

 

 

  1. Sistema de aquisição de dados pela porta série (ou USB)

Resumo: No sistema de aquisição de dados pela porta série é necessário adaptar uma placa fabricada no DEI, que funciona com a porta paralela. Os componentes fundamentais dessa placa são um multiplexer analógico de 8 entradas e um conversor analógico digital.

Pretende-se então refazer a placa, substituindo a porta paralela pela porta série (ou USB). Será fornecida toda a documentação acerca da placa existente.

Orientador: J. Gerardo Rocha

 

 

  1. Fabrico e caracterização de filmes com propriedades termoeléctricas

Resumo: Fabrico (no laboratório de física), através de deposição por evaporação térmica ou canhão de electrões, de filmes tipo P e tipo N com propriedades termoeléctricas. Caracterização dos filmes por medição de resistividade eléctrica e efeito de Seebeek. Optimização dos parâmetros de fabrico. Fabrico e caracterização de estrutura Peltier P-N para geração de frio em filmes.

Orientadores: Luís Gonçalves, Higino Correia

 

 

  1. Medição de temperatura à distância

Resumo: Projecto e montagem do hardware necessário para um pirómetro (medição de temperatura sem contacto). Utilização de elementos peltier, sensores de radiação e amplificadores de instrumentação. Aquisição dos sinais para PC através de placas de aquisição e visualização e processamento de dados em LABVIEW.

Orientadores: Luís Gonçalves, Higino Correia

 

 

 

  1. Produção de Energia Eléctrica por Fontes de Energia Renovável

Resumo: Este trabalho consiste na utilização de um programa de cálculo da produção de energia eléctrica a partir de painéis solares e unidades eólicas, para determinar a produção de energia em pequenas instalações de energia renovável. Pretende-se que o programa possa determinar a produção de energia em diferentes pontos do território de Portugal, para diferentes tipos de instalações.

Orientador: João Luiz Afonso

 

 

  1. Desenvolvimento de um sistema para carregamento de baterias a partir de Painéis Solares Fotovoltaicos e Unidade Eólica

Resumo: O trabalho consiste na instalação de painéis solares fotovoltaicos e uma unidade eólica no campus da Escola de Engenharia em Azurém, e no desenvolvimento de um sistema para carregamento de baterias com a energia proveniente desses painéis. Deverá ser implementado um MPPT (Maximum Power Peak Tracker- circuito que garante que os painéis solares fornecem a máxima potência disponível), com sistema de controlo baseado em microcontrolador.

Orientadores: João Luiz Afonso e Júlio S. Martins

 

 

  1. Realização de estudos de qualidade de energia eléctrica utilizando um equipamento monitorizador e estudo de contadores de energia eléctrica usados pela EDP

Resumo: O Monitorizador de Qualidade de Energia Eléctrica (desenvolvido no DEI) será utilizado na realização de ensaios em instalações e cargas da Universidade do Minho. O equipamento permite a medição e armazenamento de várias grandezas eléctricas (tensões, correntes, potências, factor de potência, harmónicos de tensão e corrente, impedâncias). Permite ainda a operação com controlo local ou remoto (via Ethernet ou Internet) e a emissão automática de relatórios.

O trabalho consistirá ainda em colocar em funcionamento contadores de energia eléctrica juntamente com o monitorizador, testando ambos os sistemas em diversas condições de funcionamento. Pretende-se com este trabalho verificar a existência de erros na medição de energia eléctrica em sistemas eléctricos.

Orientadores: João Luiz Afonso e Júlio S. Martins

 

 

15. Realização de Estudos e Montagem de um Filtro Activo Paralelo Monofásico com Controlo baseado em Microcontrolador/DSP

Resumo: Realização de estudos de um filtro activo paralelo monofásico através de simulações computacionais. Escrita do código de controlo para microcontrolador/DSP. Montagem do hardware do filtro activo.

Orientador: João Luiz Afonso

 

 

 

16. Desenvolvimento do software de controlo de um filtro activo série utilizando como plataforma um DSP da Texas Instruments, e montagem do hardware

Resumo: Ferramentas a utilizar: Code Composer Studio.

O programa será desenvolvido em linguagem C e Assembler. O controlo será baseado na teoria p-q e a plataforma de hardware será uma evaluation board com um DSP TMS320LF2812.

Orientador: João Luiz Afonso e Manuel João Sepúlveda

 

 

17. Implementação de um Contador de Energia Eléctrica Digital

Resumo: Ferramentas a utilizar: Labview

Serão utilizados os circuitos integrados da Analog Devices ADE775x e ADE776x. Estes CI’s funcionam como medidores de correntes e tensões para sistemas monofásicos ou trifásicos. O trabalho consiste na implementação de uma evaluation board e no desenvolvimento de um software para leitura das grandezas medidas em PC. A ferramenta de programação é o Labview.

Pretende-se com este trabalho iniciar o desenvolvimento de um sistema fiável e distribuído de medição de grandezas eléctricas. Será também abordado neste trabalho a forma de envio de dados para uma estação central.

Orientador: João Luiz Afonso

 

 

 

 

18. Iluminação

Resumo: Pretende-se com este trabalho realizar um estudo das correntes consumidas pelos diferentes tipos de lâmpadas existentes actualmente no mercado, efectuando um estudo que incide sobre a problemática “qualidade de energia versus qualidade da iluminação”.

No âmbito deste projecto deverá ser realizado um levantamento das possibilidades de racionalização de energia eléctrica na iluminação utilizando como case study o campus de Guimarães ou Gualtar. Deverá também ser realizado um levantamento das soluções técnicas de mercado existentes actualmente no âmbito da iluminação, enquadrando-as no conceito de domótica. Pretende-se elaborar um guia com recomendações tanto para o projectista de sistemas de iluminação, bem como para o instalador e utilizador final.

Orientador: João Luiz Afonso

 

 

  1.  Simulador de Exemplos Práticos em Métodos Numéricos

Resumo: Pretende-se com este projecto melhorar as funcionalidades da página da disciplina de Métodos Numéricos (MN) do curso de Licenciatura em Engenharia Electrónica Industrial e Computadores (LEEIC) (http://sarmento.eng.uminho.pt/cpl) tornando-a mais dinâmica. Nesta página, as informações mais importantes para o bom funcionamento da disciplina estão disponibilizadas (programa, acesso ao fórum, enunciados de exercícios teórico-práticos, avisos, ...).

Para tornar a página mais activa e dinâmica pretende-se disponibilizar um simulador de alguns métodos numéricos, permitindo aos alunos uma maior interacção e contacto directo na resolução de problemas numéricos de engenharia em especial problemas de controlo numérico. O aluno poderá assim, no seu computador, correr o programa, alterar parâmetros e visualizar os resultados (através ou não de animações) de alguns exemplos de problemas práticos e do mundo real.

Softwares a utilizar: MatLab, Applet, ...

      Etapas de realização do trabalho:

Recolha e sistematização de um conjunto de casos de estudo (especialmente na área de controlo);

Comparação crítica de diversas ferramentas de desenvolvimento;

Simulação de cada caso de estudo;

Testes;

Documentação.

Todas as etapas do trabalho realizadas devem ser devidamente organizadas de modo a produzirem um portefólio ao longo do período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão pormenorizada quanto possível das diferentes componentes do seu desenvolvimento, servindo como um instrumento de avaliação.

Orientadores: Celina Pinto Leão(cpl@dps.uminho.pt)

                                                               i.      Filomena Soares (filomena.soares@dei.uminho.pt)

 

 

 

  1. Projecto e construção de kits didáticos para automação

Resumo: Pretende-se com este trabalho projectar e construir kits didáticos para o ensino de automação de sistemas.

Orientador: Filomena Soares (filomena.soares@dei.uminho.pt)

 

 

 

21. Desenvolvimento de um sistema industrial de gestão de informação de processo referente a máquinas de costura (tem link)

Resumo: Pretende-se com este trabalho projectar e iniciar o desenvolvimento de uma aplicação informática baseada numa base de dados, que permita gerir toda a informação de configuração, ajuste e estado de funcionamento das máquinas de costura num ambiente industrial. Além de gerir os dados técnicos das máquinas, a aplicação deverá dispor de comunicação com as mesmas, para efeito de transmissão de programas/configurações e recolha de dados de controlo. Finalmente, este software deverá apoiar o planeamento de processo no contexto do planeamento de produção da empresa.

Orientadores:Prof. João Monteiro (DEI), Doutor Helder Carvalho (DET), Doutor Luís Ferreira da Silva (DEM), Doutor Miguel Carvalho (DET)

 

 

 

  1. Desenvolvimento de um portal iterativo e dinâmico na internet para gestão dos recursos humanos, serviços e consumiveis do departamento.

Resumo: O trabalho consiste na criação de uma base de dados em POSTGRES para a gestão dos recursos humanos, material de apoio aos alunos, consumiveis, serviços e pedidos no departamento.

O Portal deve ser funcional e a sua estrutura deve ser baseada em PHP, podendo ter interface de FLASH e HTML.

Objectivo: Que o portal funcione em qualquer local do departamento, tanto em Guimarães como em Braga para possibilitar a consulta dos dados, gestão de material e recursos do departamento.

Recursos: PHP, FLASH, HTML, POSTGRES, leitor e impressora de código de barras.

Recursos humanos: Dois grupos de 2 pessoas.

Orientadores: Adriano Tavares e Rui Gomes

 

 

  1. Sistema de monitorização e visualização de informação via Internet no Departamento.

Resumo: Este projecto consiste em criar uma página de internet que possibilite a gestão dos dados de informação no Departamento, recorrendo a uma base de dados.

Após inserção dos dados, deve a aplicação gerar uma apresentação do tipo PowerPoint e ser apresentada em monitores que estarão espalhados pelo departamento.

Objectivo: Retirar a diversa informação que se coloca nas portas de entrada e placards, sendo visualizada a informação de forma digital.

Recursos: PHP, FLASH, HTML, POSTGRES e VB

Orientadores: Adriano Tavares e Rui Gomes

 

  1.  “E-textiles: Pré-projecto de novas aplicações” (tem link)

Resumo: Nos últimos anos tem-se assistido a um crescente interesse na criação de materiais e produtos têxteis avançados, com funções de natureza diversa. Nestes novos materiais estão incluídas os têxteis com funções eléctricas e/ou electrónicas, sejam conseguidas através do próprio material têxtil (fios condutores, fios com propriedades piezoeléctricas, componentes electrónicos flexíveis, baseados em polímeros) ou através da integração no mesmo, de circuitos electrónicos mais ou menos convencionais. As possibilidades de aplicação destes materiais são extensíssimas, podendo conceber-se o desenvolvimento de têxteis com luz, aquecimento e ventilação controlada, displays têxteis, tecidos com medição de funções vitais, música e comunicações integradas, etc. Estas aplicações estão ainda um pouco limitadas pela disponibilidade e viabilidade económica dos materiais e componentes.

Objectivos: Pretende-se neste trabalho em primeiro lugar proceder a um levantamento exaustivo de produtos, componentes e materiais comercialmente disponíveis para a concepção de novos produtos baseados em têxteis integrando electrónica. Será então feito um projecto conceptual de aplicações possíveis. Finalmente, será definida uma aplicação simples de demonstração imediata para ser implementada. Para tal, serão disponibilizados aos alunos os materiais e equipamentos necessários.

Orientação: Prof. João Monteiro (DEI), Doutor Helder Carvalho (DET).

 

 

 

  1.  Estudo, desenvolvimento e implementação de um novo actuador dedicado para o calcador de uma máquina de costura industrial corta-e-cose(tem link)

 

Resumo: Há vários anos a esta parte que o Grupo de Investigação de Processos vem a estudar o processo de costura, o que permitiu a concepção de vários dispositivos de medição e de actuação, e de outros sistemas de monitorização e controlo, com vista a melhorar a eficiência da operação de costura bem como o seu desempenho a altas velocidades.

Neste sentido, e no que diz respeito à alimentação dos tecidos, foi concebido, desenvolvido e implementado em máquina de costura industrial corta-e-cose um calcador electromagnético, baseado num solenóide proporcional de força colocado lateralmente em relação à posição da barra do calcador. Convém referir que o sistema de alimentação dos tecidos nestas máquinas é constituído, fundamentalmente, por três componentes específicos, a saber: um calcador, um espelho e um arrastador. O calcador, geralmente com um pé articulado e pressionado por uma mola em compressão, assegura a pressão necessária para segurar com firmeza os tecidos a costurar contra o espelho, evitando o seu movimento vertical quando a agulha sobe e desce. A função do espelho é a de fornecer uma superfície plana e deslizante que facilite o movimento dos tecidos, enquanto que o arrastador é o elemento que promove, efectivamente, o transporte ou condução dos tecidos, entre penetrações sucessivas da agulha, permitindo a formação do ponto.

Objectivos: Com base no conhecimento adquirido em trabalhos de investigação anteriores, propõe-se o estudo, desenvolvimento e implementação de um protótipo laboratorial que permita um acoplamento directo, utilizando a própria barra do calcador como entre-ferro, de um actuador cujo princípio de funcionamento seja semelhante ao já utilizado no banco de ensaios actual, bem como o desenvolvimento do respectivo hardware de comando e controlo.

Orientadores:        Filomena Soares (DEI),Luís Ferreira da Silva (DEM) e Hélder Carvalho (DET).

 

 

  1.  Estudo, Desenvolvimento e Implementação de um Novo Tensor de Linhas para Máquinas de Costura Industriais com Controlo em Malha Fechada(tem link)

Resumo: Com base no conhecimento adquirido em trabalhos de investigação anteriores, foi estudado e desenvolvido um novo sensor, utilizando um material de feltro de carbono (usado há já algum tempo no domínio da robótica, para controlar a força de aperto de garras em robôs), o qual foi implementado na máquina de costura que se mostra na figura 1, para medir o ajuste estático aplicado ao tensor de linhas. O novo tensor entretanto desenvolvido inclui também um motor de passo para ajuste e reajuste das tensões das linhas.

Todavia, e depois de ensaios exaustivos sobre este desenvolvimento, verificaram-se erros iguais ou superiores a 10% no ajuste das tensões das linhas para níveis de força pré-definidos.

Assim, e como objectivo, pretende-se o estudo, o projecto e a implementação de um novo sensor de força (por exemplo uma célula de carga específica para esta aplicação) e o respectivo controlo em malha fechada que permita, a partir dos valores de referência respeitantes a à força estática a aplicar ao tensor (e que garantem uma adequada tensão nas linhas), a configuração inicial no que diz respeito ao ajuste da tensão da(s) linha(s) no início da operação de costura bem como o seu reajuste com o decorrer da operação.

Orientadores:        Filomena Soares (DEI), Luís Ferreira da Silva (DEM), Nuno Peixinho (DEM), e Helder Carvalho (DET), Miguel Carvalho

 

 

  1.  Projecto e Implementação de um sistema de controlo em tempo real de uso geral para máquinas de costura industriais(tem link)

Resumo: Pretende-se com este trabalho desenvolver e implementar a arquitectura de um sistema de controlo em tempo real que possa ser utilizado para aplicar em máquinas de costura como um “kit de adaptação”. O sistema terá que ser económico e desenvolvido na premissa da expansibilidade e modularidade. Existe um estudo prévio sobre este sistema efectuado por alunos da licenciatura de Engenharia Electrónica Industrial.

Orientadores: Prof. João Monteiro (DEI), Doutor Helder Carvalho (DET) e Doutor Luís Ferreira da Silva (DEM).

 

 

28.  Leitor de Plantas (tem link)

Resumo: O desafio que propomos é a construção de um mecanismo de leitura de reacções das plantas. A ideia é conseguir ter um dispositivo que permita a um utilizador obervar as reacções das plantas a diferentes tipos de estímulos. Essas reacções devem ser traduzidas em sons e imagens (coloridas por leds), que traduzem em símbolos visuais e auditivos a energia da planta. De seguida apresenta-se uma pré-proposta (ainda incompleta) do sistema.

Orientadores: João Monteiro, José Mendes

 

29.  29 - P1A- Geração do movimento do PUMA (link: Power point)

Resumo: Este projecto tem como objectivo o desenvolvimento do módulo de software responsável pelo movimento dum braço robótico (PUMA) de forma a interceptar uma bola no espaço circundante ao robô. A arquitectura de controlo utilizada está completamente validada em simulação. O manipulador tem uma câmara montada na sua base com a qual detecta uma bola vermelha que se desloca na sua área de trabalho. O manipulador deve deslocar-se para a bola de forma a interceptá-la. Na implementação é necessário: implementar a arquitectura de controlo e integrar com um outro módulo de software proposto no projecto 1B que localiza a bola no espaço tridimensional.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

 

30.  30 - P1B- Localização de uma bola no espaço tridimensional (link: Power point)

Resumo: Neste projecto pretende-se desenvolver o módulo de software responsável pela localização de uma bola no espaço circundante a um braço manipulador PUMA. Para tal é necessário especificar qual o sistema de visão mais adequado e implementar os algoritmos necessários para a determinação da posição x,y,z da bola.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

 

31 - P1C- Estimar a posição da bola no espaço tridimensional (link: Power point)

Resumo: Neste projecto pretende-se desenvolver o módulo de software responsável por estimar a posição futura de uma bola, com base na sua posição e velocidade actuais e passadas, e pelo envio dessa informação ao módulo de geração do movimento dum manipulador PUMA (Projecto 1A).

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

32 - P1D – Desenvolvimento de um simulador de braços robóticos. (link: Power point)

Resumo: Neste projecto pretende-se desenvolver um módulo de software em MATLAB para simular um braço robótico virtual, o movimento de objectos no seu espaço tridimensional circundante, a aquisição de informação sensorial e o módulo de controlo para gerar os comportamentos requeridos. O objectivo é testar comportamentos num braço robótico virtual Este projecto é baseado num simulador desenvolvido (em MATLAB) mas que se pretende melhorar.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

33 - P2- Teclado virtual (link: Power point)

Resumo: Neste projecto pretende-se desenvolver umaferramenta” virtual que simule o teclado de um computador. Esta ferramenta será composta por um sistema de visão possuindo duas camaras para detectar a posição do dedo indicador.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

34 - P3 – ROBOKA (link: Descricao_ROBOKA)

Resumo: Os robots humanóides são um tema de investigação, com resultados frutíferos tanto na indústria como nas universidades. Contudo, diversos desafios estão ainda por resolver tanto na área de controlo como na de AI. Estes incluem: a coordenação dos diversos servomotores com os inúmeros sensores que possuem; aquisição informação visual online (similarmente a nós …); fazer com que andem de forma robusta, suave e segura; e ainda mais difícil, a interacção com outras pessoas, objectos e robôs.

Um humanóide é bastante caro e frágil pelo que geralmente se recorre a simuladores para construir modelos representativos dos humanóides. O DEI tem o WEBOTS: simulador capaz de construir um modelo realístico dum humanóide com os seus motores, sensores de toque, de distância e de visão.

Neste projecto, pretende-se desenvolver um modelo de simulação para o WEBOTS de um humanóide com 22 motores, 1 sensor de distância, 2 sensores de toque e uma câmara.

Este modelo é para ser usado num concurso de JUDO entre humanóides que se verifica na Internet. O objectivo do jogo, é fazer com que o oponente caia no chão. Para tal, é necessário: utilizar visão para detectar o oponente; controlar os motores para se movimentar para o oponente; escolher qual a melhor estratégia para fazer com que o outro robot caia, fingir que ataca, evitar um ataque….

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

35 - P4- Levantamento dos requisitos para um sistema de navegação autónoma

Resumo: Existe um crescente aumento ao nível das exigências sobre veículos de voo autónomos, com vantagens acrescidas relativamente aos modelos clássicos. A finalidade do trabalho aqui proposto representa o primeiro passo na construção e automatização de um pequeno avião.

Este trabalho divide-se nos seguintes sub-temas, cada um sendo um tema de projecto:

P4A- Elaboração de um caderno de encargos para a concepção e construção de um sistema de navegação aérea autónoma, salientando: sistemas de controlo de posição e voo; controladores dedicados para navegação autónoma para levantamento, definição de trajectórias e aterragem e os diferentes sensores necessários. (DOC:Propostatrabalho2005_2_DEI

)

P4B- Especificação dos requisitos necessários para a concepção e construção de um sistema de controlo da altitude e atitude de um pequeno avião. O resultado final será um protótipo laboratorial a testar na aeronave. (DOC:Propostatrabalho2005_3_DEI)

Orientadores: Cristina Santos, Manuel João Ferreira e Doutor Luís Ferreira da Silva (DEM).

 

36 - P5 - Reconstrução 3D de placas de cortiça recorrendo a luz estruturada (link: Power point)

Resumo: Recorrendo ao sistema de visão IVP pretende-se desenvolver um módulo de software que efectue o modelo 3D de placas de cortiça. Através da informação 3D é possível definir graus de qualidade das placas de cortiça e, consequentemente, definir áreas úteis de extracção de rolhas.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

37 - P6- Aquisição do posicionamento de peças na área de trabalho do robô I&J Fisnar (DOC:Propostaprojecto2004_5_robot-vision)

Resumo: A utilização de robôs cartesianos de 3 eixos na indústria para aplicações do tipo doseamento, aparafusamento e soldadura sobre peças colocadas na área de trabalho do robô, está amplamente divulgada. No entanto, o tipo de peças a ser trabalhado varia bastante o que obriga a que o sistema robótico apresente elevada flexibilidade. O objectivo deste trabalho é instrumentar este tipo de robôs com visão por computador. Este sistema de visão permitirá implementar um sistema de reconhecimento e medição do posicionamento de cada peça relativamente à posição inicial utilizada para a gravação do programa no robô. Com esta informação, é possível aumentar a flexibilidade e o desempenho do sistema robotizado. O software será desenvolvido em LabView. Este trabalho será realizado em parceria com a indústria muito interessada neste tipo de mais valia para estes robôs.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

38 - P7 – Identificação de peças na área de trabalho de um robô I&J Fisnar (DOC:Propostaprojecto2004_5_robot-vision_diversos)

Resumo: A utilização de robôs cartesianos de 3 eixos na indústria para aplicações do tipo doseamento, aparafusamento e soldadura sobre peças colocadas na área de trabalho do robô, está amplamente divulgada. No entanto, o tipo de peças a ser trabalhado varia bastante o que obriga a que o sistema robótico apresente elevada flexibilidade. O objectivo deste trabalho é instrumentar este tipo de robôs com visão por computador, de forma similar ao projecto P6. Contudo, neste caso o sistema de visão permitirá identificar peças num conjunto de peças posicionado na área de trabalho do robô. O sistema deverá assim determinar a orientação de cada peça de forma a alterar o programa previamente armazenado no robô. Com esta informação, é possível aumentar a flexibilidade do sistema robotizado, para que possa trabalhar sobre diversas peças simultaneamente. O software será desenvolvido em LabView. Este trabalho será realizado em parceria com a indústria muito interessada neste tipo de mais valia para estes robôs.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

 

39 - P8 – Desenvolvimento de um simulador para robôs autónomos móveis. (link: Power point)

Resumo: Neste projecto pretende-se desenvolver um simulador em MATLAB para simular: robôs autónomos móveis dotados de diversos tipos de sensores; o movimento de objectos no seu espaço circundante, a aquisição de informação sensorial e o módulo de controlo para gerar os comportamentos requeridos. O objectivo é testar comportamentos em robôs autónomos móveis. Este projecto é baseado num simulador desenvolvido (em MATLAB) mas que se pretende melhorar.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

40 - P9 – Simulação de comportamentos num robô autónomo móvel.  (link: Power point)

Resumo: A ideia é que um robô seja capaz de alcançar um alvo num tempo previamente definido. Isto é, caso necessite de se desviar de obstáculos, forçosamente deverá acelerar ou desacelerar de forma a cumprir as restrições temporais. Este trabalho foi implementado num robô móvel e pretende-se agora transpôr estes comportamentos para o simulador WEBOTS. Desta forma, alarga-se a teoria desenvolvida a diferentes modelos de robôs. O simulador WEBOTS é uma ferramenta de simulação de robôs móveis de fácil utilização e largamente divulgada na comunidade académica robótica. Este projecto tem assi8m como objectivo a simulação no WEBOTS de uma arquitectura de controlo previamente validada em simulação e na implementação de um robô autónomo móvel.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

41 - P10 – Simulação de comportamentos entre dois braços robóticos. (link: Power point)

Resumo: Neste projecto pretende-se que dois braços robóticos executem movimentos de forma sincronizada e/ou sequencial. Para tal, pretende-se simular em MATLAB um modelo de controlo que permita que dois braços robóticos transportem um objecto entre si. Este trabalho foi anteriormente simulado com dois braços robóticos a executar outro tipo de tarefas. A arquitectura de controlo está completamente validada.

Orientadores: Cristina Santos e Manuel João Ferreira.

 

42 - Desenvolvimento de uma aplicação em Java para controlar dispositivos CAN-BUS através de uma rede ETHERNET

Resumo: Estudo do Hardware TINIm400 baseado no microcontrolador DS80C400 que faz o driver entre as duas redes. desenvolvimento de uma aplicação em Java para comunicação comm dispositivos ligados num barramento CAN através de uma rede ETHERNET usando o hardware acima descrito.

Orientadores: Fernando Ribeiro

 

43 - Implementação de um módulo Java para a ferramenta ArgoUML, que suporte o perfil para tempo-real da UML.

Resumo: A partir de um protótipo existente de um módulo de extensão do ArgoUML, pretende-se completá-lo/adaptá-lo de forma a implementar as extensões definidas pela norma UML-SPT (tempo-real). O protótipo implementa uma extensão genérica, e é necessário adaptar algumas classes existentes e acrescentar outras para suportar as outras extensões. O interface com o utilizador precisa também de ser mais robusto, nomeadamente na validação de dados de entrada. A linguagem de programação a utilizar é Java, o compilador é o Apache Ant, e o ambiente de desenvolvimento sugerido é o Eclipse.

Orientadores: Sérgio Lopes e Adriano Tavares 

 

 

44 - Sensor de tacto  

Resumo: Um sensor de tacto tem por base um sensor de pressão. Mede a pressão que os dedos (por exemplo de uma garra) exercem num determinado objecto. Além disso deve permitir a detecção de possíveis deslizamentos dos objectos. Pretende-se construir um sensor de tacto de modo a que este detecte não só a pressão exercida num determinado objecto, mas também se este tem tendência a movimentar-se (a deslizar por entre os dedos).  Serão fornecidos o modelo teórico do sensor e documentação acerca das técnicas de fabrico do mesmo.

Orientador: J. Gerardo Rocha

 

 

45 - Amplificadores para estação meteorológica

Resumo: Pretende-se fabricar PCBs com amplificadores de sensores de temperatura e de humidade. O projecto consiste sobretudo em adaptar  os amplificadores já existentes na estação meteorológica para que estes sejam mais precisos, com consumos de energia menores. Os amplificadores irão ligar a uma placa de aquisição de dados já existente, que permite o interface com um servidor de web. Será fornecida toda a documentação acerca dos amplificadores já existentes.

Orientador: J. Gerardo Rocha

 

 

46 - SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICO PARA PREVENÇÃO FLORESTAL

Resumo: Desenvolver um conjunto de ferramentas gráficas para complemento de um sistema de detecção/monitorização de incêndios florestais. Estas ferramentes compreendem a simulação de progressão de incêndios na flroesta, uma apresentação de regiões de diferentes índices de risco de incêndios com base em indicadores-padrão, processamento de alertas de incêndio e apoio à decisão com base numa rede de câmaras de detecção remota no visível.

Este sistema está em funcionamento em diferentes pontos do país e o resultado deste projecto será aplicado numa instalação piloto a funcionar no terreno.

Orientador: Luís Botelho

 

47 - HARDWARE/FIRMWARE PARA SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO AMBIENTAL

Resumo: Optimizar e dotar de novas funcionalidades e robustez e velocidade acrescidas um sistema de fotovigilância da floresta. O hardware envolvido compreenderá programação de microcontroladores 8051, PICs, motores de passo, condificadores de posição, sensores meteorológicos diversos e comunicação série/USB com câmaras digitais. Pode também ser necessário intervir ao nível do programa de controlo central (Monitorização/dxf2) que comanda remotamente a câmara e a recolha de dados.

Este sistema está em funcionamento em diferentes pontos do país e o resultado deste projecto será aplicado numa instalação piloto a funcionar no terreno.

Orientador: Luís Botelho